Postagens populares

domingo, 24 de abril de 2011

Nick e Norah : Uma Noite de Amor e Música


Pessoal, esse é um blog feito para comentar livros que eu aprovo e que tem histórias com as quais vale a pena gastar tempo. Mas já me sinto no direito de alertá-los aos livros que são uma total perda de tempo e que você só lê se quiser realmente morrer de rir/chorar/quebrar sua casa de tão chato que é o livro.Antes de tudo, quero me desculpar com minhas amigas blogueiras Eloá e Carol que me animaram tanto para ler este livro. A elas, minhas sinceras desculpas. Então, lá vai.
É impossível publicar spoilers desse livro. Visto que Nick e Norah é um livro sem nenhuma surpresa ou algo parecido, não há como fazer uma grande resenha sobre sua história. Mas posso tentar elaborar uma resenha grande. Vocês querem um resumo? Ok. Nick e Norah: uma Noite de Amor e Música, Badalação, Vômitos e “Pegação” = noite em um show punk de dois adolescentes que não se conhecem. Fim de papo.
Recadinho para Rachel Cohn e David Levithan: SUPRISE ME.
Admito que antes de ler este livro, criei um milhão de expectativas, afinal ele foi realmente muito bem recomendado. Agora, queridos e queridas que estão lendo este blog, eu tenho uma recomendação para fazer: se vocês estão em busca de um livro confuso, com vocabulário restrito a uma determinada tribo (os punks, no caso) e que só dura uma noite, então “Boa Sorte”! Leiam Nick e Norah.
Confuso porque os personagens falam de uns trinta assuntos completamente distintos em uma única frase. O leitor, digo em meu nome e em nome da minha modesta e minúscula experiência com livros (afinal, não sou nenhuma editora ou expert), perde-se no meio de tanto assunto do tipo “Nada a Ver” e acaba tendo que ler inúmeras vezes o mesmo parágrafo para que ele faça o mínimo sentido. Foi assim comigo. Com muita fé em Deus, não será assim com vocês.
O vocabulário é inacessível porque é típico de pessoas que conhecem bem as músicas e as bandas norte-americanas. É claro que muitos artistas mencionados no livro são mundialmente conhecidos, como Green Day, Alanis Morissette e The Beatles. Mas, pelas chagas de Cristo, quem é Where’s Fluffy? ? (Depois de uma pesquisa ao Google verifiquei que essa banda nem existe, mas tudo bem...). O que acontece é que eu realmente me revolto quando leio livros que usam termos que eu desconheço (e não tenho o interesse de conhecê-los)ou que eu conheço, mas sei que alguém que vai ler não os conhece (e também não tem o interesse de conhecê-los). Alguém ainda está lendo esta resenha?
Por último, o livro conta uma história que dura uma madrugada - como sugere o título Nick e Norah : Uma Noite de Amor e Música - e depois toda a vida, o namoro, as dúvidas, o amor e a música de Nick e Norah ficam em suspenso. Não aprovo livros que acabam e te deixam esperando um final decente.
Aliás, não vou nem comentar como termina este livro porque se eu começar a pensar no final desta obra, meu notebook correrá um grave risco de ser despedaçado. Eu vou beber uma água e respirar fundo. UFAA!
Então, amigos, desculpem-me se eu acabei com as expectativas de alguém que leu este blog e queria muito ler Nick e Norah. MIL DESCULPAS. A verdade é se vocês tiverem curiosidade de ler o livro, leiam-no como quem ler uma bula de remédio: não esperem por grandes emoções!
PS: Há também o filme baseado neste livro. Então, cruze os dedos e me desejem boa sorte!hehehe

2 comentários:

  1. O livro é para quem tem cultura musical de bandas e cantores clássicos, como Johnny Cash, The Clash, The Beatles, Ramones, etc. Grandes marcos da história musical.
    É também para quem entende inglês fluentemente, pois algumas expressões não fizeram sentido em português (eu li em ambas as línguas).
    Além disso, é para quem realmente curte música no estilo rock clássico e punk. Tanto que o título em inglês é Nick & Notah: Infinite Playlist (que significa playlist infinita). É mais sobre música do que sobre amor. Então para quem vai ler esperando um romance, uma dica: não vão achar romance nenhum. Não é uma história boba. É uma história sobre dois adolescentes que se conhecem no cenário musical de Nova York e compartilham do mesmo gosto musical.
    Então, se você não curte música e não tem conhecimento sobre o assunto, sugiro que nem se preocupe em ler.

    ResponderExcluir